Texto: PARE!

Talvez ir a diante não tenha nada a ver com longos passos,  difíceis decisões ou grandes mudanças. Muitas vezes para seguir em frente, é necessário: PARAR! Parar de insistir nos mesmos hábitos, nas mesmas atitudes,  nas palavras e promessas de sempre. PARE! De julgar a si e ao próximo. De apontar o dedo. PARE! Uma hora a gente tem que PARAR. De reclamar do emprego, do salário, do amigo, da segunda-feira…

TEM QUE PARAR!

PARAR de querer a roupa do outro, o corpo, o amor, a vida do outro. Pare! Para de se boicotar, de reclamar, de se comparar. Mas de todos os conselhos acima, o mais precioso é: pare de gastar sua energia com pequenezas.

IMG_2672.JPG

É engraçado parar pra pensar e perceber a quantidade absurda de energia que a gente gasta em pequenas coisas que, simplesmente, não merecem nosso desgaste. Como a gente perde a paciência com situações desnecessárias, pessoas sem importância. Seja por aquela vaga que um cara roubou de você no estacionamento do mercado. O vizinho fofoqueiro que fica falando da sua vida. O garçom que anotou errado seu pedido. A amiga que ficou de ligar e não ligou. Enfim, esses são apenas alguns dos milhares de exemplos das banalidades do dia a dia que acabam por tirar nossa paz, causando perdas inestimáveis de energia. E é isso que não devemos aceitar, são situações como essas que devemos cortar. Porque, gente, a vida é só uma, é curta, e precisa ser vivida de uma maneira mais leve. Dando valor ao que realmente importa. Sabe aquela velha frase: estar certo ou ser feliz? Hoje em dia tudo é motivo para uma longa discussão, seja na timeline ou na mesa do bar. O motivo pode ser a política ou o novo single da Anitta. E quando você se dá conta está puto com alguém por uma conversa que girava em torno de BBB. Aí você gasta seu tempo e sua energia com coisas tão banais, ao invés de usá-los para aquilo que realmente gosta de fazer e tem valor. Mas fique tranquilo, não te culpo, até pouco tempo eu também era assim. Confesso que ainda estou trabalhando esse autocontrole, esse lado zen de deixar as coisas para lá. Não é uma tarefa fácil. Mas quando a gente aprende, a vida se torna mais leve e menos desgastante.

IMG_2680.JPG

Então, o que fazer? Simples, basta seguir esses três conselhos:

1- SUA OPINIÃO NÃO IMPORTA. Esse é o primeiro conselho e o mais importante. O que você acha, pensa ou tem a dizer NÃO IMPORTA. Ninguém quer saber. A mãe não quer saber o que você pensa sobre a amamentação do bebê. Sua amiga feminista não está nem aí para o que você tem a dizer sobre a depilação a laser. Aceite. Aceita, porque além de doer menos, te poupa de uma canseira que você nem sabe. Guarde sua opinião pra quem te pedir. E mesmo se isso acontecer, pense, repense. Porque a maioria das pessoas não quer saber sua opinião, ainda mais se for divergente à delas. E lembre-se: você dando sua opinião ou não o mundo não vai parar. Porque o que você tem a dizer, é simplesmente: o que você tem a dizer. Nada mais. 2- PARE DE SER EGOCÊNTRICO. Não leve tudo para o lado pessoal. Nem tudo que acontece ao redor é por você ou pra você. Pare de achar que o mundo gira em torno do seu umbigo. Não gira. Pare de achar que tudo é indireta, que todas as postagens, músicas, ofensas, discursos, são pra você. Não são. Nunca são ou raramente são. Você não é tão importante assim. Lembre-se do conselho acima: sua opinião não importa. Pare de se sentir culpado por alguém não falar com você. Talvez a pessoa só esteja ocupada. Não tem nada a ver com você. Se alguém foi grosso ou mal educado, não pense que é porque você fez ou deixou de fazer algo. Pode ser que ela só esteja em um dia ruim. Não gaste sua energia com os estresses alheios. Não ache que tudo acontece por você ou para você. Na maioria das vezes as coisas simplesmente acontecem, naturalmente, por acontecerem e somos meros figurantes. Mas o egocentrismo faz com que a gente se sinta a estrela principal daquela história. Não somos, essa é a verdade.

E por fim…

3- CUIDE DA SUA VIDA. O que os outros fazem não é da sua conta. Não te diz respeito. Não te interessa. A opinião é deles. O gosto musical é deles. A preferência por séries da Netflix é deles. Não é sua. Vá viver sua vida, pare de enfiar seu nariz onde não é chamado. Se aquela menina é rodada ou usa saia curta, o problema é dela. Se a irmã vai à igreja e trai o marido, também é problema dela. Se tá gorda ou magra demais, o que você tem a ver com isso? Cuide da sua vida!

Todo o tempo que você para e perde pra cuidar da vida de alguém, use para melhorar a sua. Tudo o que você tiver para apontar na vida alheia, use para transformar a sua.

Acredite: ninguém liga pra o que você faz, todo mundo está pensando nos seus preciosos umbiguinhos – assim como você mesmo, quando acha que todo mundo liga pra você. Então pare de se importar. E comece a viver a SUA vida.

Aceite-se! Aproveite sua família e seus amigos. Curta o tempo presente e pare de reclamar. Respeite seu tempo. Invista tempo e esforço para mudar de fato. Não se compare aos outros. Deixe o amanhã para depois. Cuide-se mais! Parar de se autocriticar. Agradecer pelo que tem. Distribuir elogios. Ser mais paciente!

Anúncios

Um comentário sobre “Texto: PARE!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s